Home  | Ilha do Mel  | Quem Somos  | Curiosidades  |  Contato
Produtos
 GASTRONOMIA
   ILHA DO MEL

 ILHA DO MEL
   FIM DE SEMANA ILHA DO MEL
   HOTEL ILHA DO MEL
   LUA DE MEL
   PACOTE ECONOMICO
   PASSEIO DE TREM
   PASSEIOS DE BARCO
   SÓCIOS ILHA DO MEL
   TRANSFER ILHA DO MEL

 MORRETES
   Fim de Semana
   Hospedagem

 EXCLUSIVIDADE
   HOTEL ILHA DO MEL

 GUARAQUEÇABA
   Fim de Semana

 ILHA DO CARDOSO
   Ilha do Cardoso(Ecoturismo)

 SUPERAGUI
   Parque Superagui(A)

 CURITIBA
   Fim de Semana
 
Serviços
















 
Login

E-mail

Senha


Cadastre-se


Esqueceu a senha?
 
 
Rastreie
Código de Rastreio:

(Ex.: SS123456789BR)

  
 

`Pague com Mercado Pago

 
 

Um prato cheio de história no Paraná

Após período de esquecimento, a cambira busca a popularização e o reconhecimento da culinária litorânea

A combinação do sabor marcante do peixe seco ou defumado com a suavidade da banana da terra é o segredo da cambira, um prato exótico e típico do litoral. Durante muito tempo, a iguaria ficou restrita à mesa e ao paladar caiçaras. Até que, em 2006, foi adotado como prato típico de Pontal do Paraná. Antes do reconhecimento, porém, a cambira precisou vencer o preconceito dos moradores e dos próprios caiçaras, que não acreditavam no potencial de um prato tão simples, mas cheio de sabor e história. 
A origem da cambira está relacionada à chegada dos portugueses no litoral paranaense. Entre a diversidade de especiarias e condimentos, eles trouxeram o sal, importante para a conservação dos alimentos. O produto mudou a alimentação caiçara: o peixe, que antes precisava ser consumido rapidamente, passou a ser salgado e defumado na cambira, uma espécie de varal feito com um cipó da região, que dá nome ao prato.

A ideia de resgatar a cambira e transformá-la em prato típico de Pontal do Paraná surgiu durante um Fórum de Desenvolvimento Local, promovido pelo Sebrae/PR. A turismóloga Francisca Moura Kaminski, secretária de Desen­­volvimento do município, foi responsável pelo levantamento de informações sobre a iguaria, junto às comunidades caiçaras da região. No início, a proposta não agradou à po­­pulação local, que re­­jeitou a ideia de reconhecer a preparação simples como oficial da cidade.
A simplicidade da cambira – sua principal qualidade – contribuiu para que o prato acabasse desconhecido até mesmo por donos de restaurantes, moradores e turistas. “Assim como o barreado, a cambira é um patrimônio gastronômico de todo o litoral e não de uma cidade específica. Hoje, os nativos já têm orgulho de dizer que a cambira é um típico prato caiçara”, comemora Francisca.






Além de dar nome ao prato que leva o peixe seco ou defumado, banana da terra, temperos e a farinha de mandioca utilizada no pirão, cambira também se refere a todo tipo de peixe de água salgada que passa pelo tradicional processo de defumação e secagem.

Fonte: Gazeta do Povo

 
Ofertas
 
Novidades


EXECUTIVO C/ BIFE E OVO
Sob consulta!
 
 
 
 
 
 
Ilha do Mel Adventure- Hoteis & Serviços
CNPJ: 04.191.191/0001-77
Rua Principal, 1000 Praia da Fortaleza - Centro - Ilha do Mel - PR
Cep:83.251-000
41-91829909 / 41-99001030
 
`Pague com Mercado Pago
`Pague com PagSeguro
web counter free
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR